1a CARTA DA ASSEMBLÉIA POPULAR- MOVIMENTO BELÉM LIVRE
Prefeito Zenaldo Coutinho,
Estivemos aqui no dia 20 de junho de 2013 em uma manifestação legítima que o senhor caracterizou como ação de vândalos e sem reivindicação objetiva. Viemos, sim, manifestar nossa revolta com a maneira como nosso dinheiro e nossos direitos estão sendo administrados por esta prefeitura. Devemos lhe dizer que as efervescências dos atos do dia 20 são uma resposta à agressão cotidiana que sofremos com o descaso do poder público.
Retornamos hoje, dia 24 de junho de 2013, não pra pedir ou simplesmente dialogar, mas exigir:
1- Redução da tarifa dos meios de transporte público de R$2,20 para R$ 2,00;
2- Congelamento da tarifa dos meios de transporte público por dois anos;
3- Passe livre para estudantes e desempregados.
4- Ativação imediata da lei de passe livre aos domingos, já aprovada e suspensa pelo judiciário;
Temos de imediatas essas quatro reivindicações. Mas junto a elas, e ainda, nessa pauta exigimos um transporte público seguro, limpo e eficiente.
Para começar, e apenas começar, estas são as nossas primeiras reivindicações que somente cessarão quando atendidas. E a partir daí seguiremos com novas exigências diante do caos em que se encontra nossa cidade e nossas vidas, como por exemplo: Não desativação dos prontos-socorros municipais; redução dos salários dos vereadores e prefeito; volta das comissões de bairro com direito a voto; qualidade de atendimento nos postos de saúde; aumento de investimento destinado a educação; cumprimento da lei nacional de resíduos sólidos, etc.
Essas reivindicações foram deliberadas em uma assembleia popular realizada na praça da república no dia 23 de junho de 2013 ás 17h.
Reiteremos que não se tratam de pedidos, mas de exigência da população.
Entendemos que o senhor prefeito é culpado pela morte da sra. Cleonice Vieira.
Não temos líderes. Suas respostas e considerações devem ser dadas a toda população de Belém.